Pilates Solo

O Pilates Solo ou MAT Pilates é conhecido por utilizar apenas o próprio corpo ou acessórios durante as sessões. Trata-se do Método Pilates em essência.

Mat Pilates como hoje é conhecido, foi apresentado ao mundo por Joseph Pilates no ano de 1945 através do seu segundo livro, “Retorno a vida através da Contrologia”.
No livro estão descritos os movimentos com imagens ilustrando a correta execução dos mesmos.

Originalmente, foram desenvolvidos 34 movimentos que estimulam o desenvolvimento de um corpo uniforme, forte e flexível, enquanto mobiliza a coluna em todos os planos, através de flexões, extensões e rotações.

Conforme o Método se desenvolveu, atraindo novos praticantes (com suas peculiaridades ou necessidades específicas), Joseph desenvolveu acessórios com o objetivo de auxiliar ou desafiar os alunos, dependendo do propósito de seu repertório.
Abaixo alguns acessórios desenvolvidos por Joseph Pilates:

- Flex Ring

Também conhecido como “Magic Circle”, foi desenvolvido a partir dos circulos metálicos que envolviam os Barris na época. Utilizado como assistencia ou desafios durante as sessões.

- Small Barrel

Amplamente conhecida como Meia Lua, é muito utilizada em movimentos de mobilidade de coluna, correção postural e fortalecimento abdominal.

- Spine Corrector

Semelhante ao Small Barrel, foi desenvolvido de modo a acomodar a pelve e a coluna. Como o nome sugere, também é amplamente utilizado em movimentos de correção postural e mobilidade de coluna.