Perguntas Frequentes

O Método Pilates, como é conhecido atualmente, foi desenvolvido por Joseph Pilates e traz para os nossos dias a possibilidade de uma vida com maior harmonia e bem-estar. Joseph acreditava no alcance da SAÚDE NORMAL, que seria o equilibro entre CORPO e MENTE.

Os Princípios Fundamentais do Pilates

1Respiração - “Antes de tudo, aprenda a respirar” Joseph H. Pilates
Os exercícios sempre estarão em harmonia com a respiração, que ajudará a melhorar a oxigenação sanguínea e cerebral. Joseph Pilates considerava a respiração como um “chuveiro interno” cujo propósito era eliminar as impurezas.
2Controle - “Através do meu método, você primeiro adquire o controle completo do seu próprio corpo” Joseph H. Pilates
Hoje em dia, cada vez mais nossa capacidade intelectual é exigida. Muitas vezes essa exigência ocorre em detrimento de nossa melhor forma física. Pessoas bem sucedidas e de alta produtividade dão atenção ao equilíbrio entre físico e intelecto, por saber que um oferece suporte ao outro respectivamente.
3Fluidez - "É possível conseguir ritmo e coordenação natural em todas as suas atividades” Joseph H. Pilates
No inicio do método Pilates, houve uma benéfica influencia da dança, yôga e outras atividades corporais. Essa influencia trouxe ao método uma sutileza que se traduz por meio de movimentos harmônicos e rítmicos. Os exercícios possuem um ritmo determinado pelo instrutor, com um proposito definido e claro ao praticante, esse também é um motivo pelo qual o Pilates é considerado um método inteligente de se exercitar.
4Concentração - “É estar presente, concentrado e não distraído, é a mente que esculpe o corpo” Joseph H. Pilates
Para que os movimentos possam acontecer de maneira correta, será necessário concentração. Isso faz com que o método tenha uma abordagem dinâmica e sem rotinas de exercícios repetitivos e monótonos. Cada aula poderá oferecer novos desafios ainda não conhecidos pelo praticante.
5Centralização - “Contrologia fortalece o corpo de dentro para fora” Joseph H. Pilates
Nas sessões de Pilates será exigida do praticante a consciência corporal dos músculos mais profundos. Inicialmente se deve conhecer o próprio corpo e ativar o “centro” (conjunto de músculos que compõe a região central do corpo: abdome, assoalho pélvico, diafragma, musculatura da coluna). Essa abordagem permite prevenção de incontinência urinaria, alivio de dores na coluna já nas primeiras sessões e até melhora no desempenho sexual.
6Precisão - “Tudo depende da execução, as orientações devem ser seguidas com fidelidade” Joseph H. Pilates
Talvez a expressão que mais se aproxima ao propósito original do método seja: “Menos é mais!”. No método Pilates, são preferíveis movimentos corretos invés de movimentos bonitos ou pesados. O foco está no proposito do movimento, que é conhecido pelo praticante em cada exercício. Isso garante ao método a segurança necessária para ser aplicado em pessoas de qualquer idade em qualquer nível de condicionamento físico.

Qual a diferença entre Pilates e Yôga?

1Yôga
Apesar de ter recebido influencia de alguns princípios e de existirem alguns movimentos semelhantes a exercícios de Yôga, a parte filosófica não foi agregada, visto que o Método Pilates possui sua própria filosofia e embasamento.
2Pilates
O Pilates não oferece um caminho, mas o auxilia a desenvolver maior capacidade física e mental para trilhar a sua própria jornada. As aulas são descontraídas e os relacionamentos pessoais tornam o ambiente acolhedor e agradável a todos.

Qual a diferença entre Pilates Solo e em Aparelhos?

1Mat Pilates
No Pilates Solo ou MAT Pilates, será utilizado o próprio corpo ou os acessórios para a realização das sessões. No Pilates contemporâneo, são comuns acessórios como bole suíça, foam roller, magic circle, faixas elásticas dentre outros. As aulas em academias de Pilates Solo geralmente contemplam muitos praticantes simultaneamente.
2Pilates Aparelhos
No Pilates em Aparelhos, são utilizados também os famosos aparelhos como Cadillac, Reformer, Ladder Barrel e Chair. Tal abordagem oferece um maior repertório e a possibilidades de maiores progressões dos exercícios. Um bom Studio de Pilates oferece aulas de Pilates em Aparelhos de forma individualizada, com no máximo dois ou três participantes por sessão, não mais do que isso, a fim de manter possível um atendimento adequado e individualizado.

O Pilates me ajuda a emagrecer?

1Pilates e emagrecimento
O Pilates pode ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida e o emagrecimento. No entanto, não seria a atividade mais recomendada para tal propósito. O método propõe a melhora da silhueta corporal, o que oferece uma sensação de maior simetria e delineamento corporal, mas não oferece estímulo focado no emagrecimento, compreendido como a redução do % de gordura corporal em si.

Posso combinar Pilates com outra atividade física?

1Pilates e outras atividades
Sim! Especialmente atividades com foco na melhora da aptidão cardiorrespiratória. Combinando essas duas linhas de trabalho, teremos estímulos de força e resistência muscular, composição corporal, flexibilidade, capacidade aeróbia, ou seja, todas as aptidões físicas relacionadas a saúde pelo ACSM (Colegio Americano de Medicina Esportiva).

Conheça alguns benefícios do Método Pilates

  • Melhora o equilíbrio
    • Melhora a silhueta corporal
      • Corpo mais delineado
        • Aumenta a consciência corporal
          • Reduz o estresse e melhora o bem-estar
            • Diminuição de dores musculares e articulares
              • Oferece a possibilidade de tratar lesões
                • Previne lesões em atletas
                  • Aumenta o tônus e fortalecimento muscular
                    • Melhora a flexibilidade
                      • Corrige posturas erradas