Reabilitação física no Pilates: Como o Método Age?

Pilates para Homens
outubro 7, 2017
muay thai feminino
Muay Thai Feminino: 4 benefícios para as mulheres!
outubro 21, 2017

Reabilitação física: Saiba como evitar lesões com o Pilates

Nesse artigo falaremos um pouco sobre a relação entre a reabilitação física e o Método Pilates!

Uma das recomendações mais frequentes que os médicos dão para as pessoas se manterem saudáveis é que elas realizem atividade física de forma constante. Como existem variadas modalidades de exercícios, é possível que cada pessoa pratique uma atividade específica para as suas necessidades. O método Pilates é uma das práticas mais procuradas porque além de condicionar, colabora na reabilitação física.

 

O Método Pilates é originalmente um exercício individual e assim cada praticante deve estar acompanhado por um profissional especializado. Para pessoas que precisam de exercícios de reabilitação física, é indispensável o acompanhamento de um fisioterapeuta ou Educador Físico capacitado.

Dessa forma, as atividades serão especialmente desenvolvidas para reabilitar a área lesionada e para evitar qualquer outra lesão.

Pilates e reabilitação física

Os princípios fundamentais do Pilates e que são usados na reabilitação física são:

  • Respiração;
  • Alongamento;
  • Articulação da coluna;
  • Alinhamento das extremidades e descarga de peso;
  • Organização da cabeça, pescoço e ombros;
  • Integração do movimento.

É importante mencionar que o método pilates não pode substituir o tratamento convencional da fisioterapia. Os médicos recomendam que ele seja aplicado como um complemento.

Com a assistência de um fisioterapeuta, o paciente vai realizar esses princípios de forma coordenada e com uma adaptação específica de acordo com as suas dificuldades e limitações.

 

Ou seja, o acompanhamento do profissional é fundamental para evitar que a área do corpo lesionada, que é o motivo da reabilitação física, sofra outra lesão e mesmo para impedir quaisquer outros tipos de lesões em outras áreas.

 

Durante a sessão, o paciente será orientado a evitar forças destrutivas sobre a lesão, ou seja, não é recomendado fazer movimentos diretamente nos locais lesionados para não correr o risco de agravar o quadro.

 

Assim, serão feitos movimentos isolados próximos da lesão. Com o tempo e a progressão da reabilitação fisica, o paciente vai começar aos poucos fazer exercícios específicos diretamente na área lesionada.

 

Quais lesões são reabilitadas?

reabilitação física com pilates

O pilates pode ser usado como complemento na reabilitação física de variadas áreas lesionadas como:

  1. Lesões de pé e tornozelo;
  2. Lesões de ombro como bursite;
  3. Lesões de coluna como hérnia e escoliose; (Saiba mais sobre Pilates para dor nas costas clicando aqui)
  4. Lesões de joelho como condromalácia.

 

Os exercícios também podem ser aplicados para reabilitar áreas que tenham passado por algum tipo de cirurgia como, por exemplo, cirurgias nos ligamentos ou menisco do joelho. Com o método, os músculos serão fortalecidos e ficarão recuperados.

 

Quem pode fazer Pilates?

Um dos grandes diferenciais do Pilates é possibilitar que pessoas de variados públicos o pratiquem.

 

Assim, pessoas sedentárias, atletas, pessoas que já fazem atividades físicas, idosos, gestantes e outras podem se utilizar do método. Exatamente porque ele é individualizado, os exercícios poderão ser adaptados e alterados de acordo com as necessidades e limitações de cada um.

 

Como você viu, o Pilates é um método tão eficiente de atividade física que pode ser praticado por todas as pessoas, independente da fase da vida em que estejam. O praticante deve estar acompanhado de um profissional para realizar os exercícios próprios para as suas necessidades.

Agende uma aula experimental
Selecione seu melhor período para a prática!
Fale mais sobre seu objetivo, se possui alguma indicação médica ou se existe alguma informação que considere importante nos comunicar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *