Pilates na terceira idade, por que praticar?

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Pilates na terceira idade, uma atividade x muitos benefícios.


pilates na terceira idade

Praticar Pilates na terceira idade pode oferecer diversas vantagens na qualidade de vida e saúde de quem o realiza. Por sua versatilidade, o Pilates tem sido o método mais procurado para a manutenção da saúde dos idosos. Com o decorrer do tempo, é possível observar uma maior disposição, felicidade e até mesmo jovialidade dos praticantes. Joseph Pilates estava certo quando intitulou seu livro com o nome “Retorno a vida através da Contrologia”. Nesse post falaremos um pouco a respeito de três benefícios observados logo no início da prática. Ou seja, benefícios percebidos logo nas primeiras sessões.

#1. Pilates na terceira idade oferece benefícios emocionais

pilates na terceira idade

Na terceira idade ou “Melhor idade” como alguns gostam de chamar, existe o aumento das chances de doenças psicológicas comuns. Pode parecer uma incoerência, mas a ansiedade e a depressão são comuns nessa fase da vida. No momento em que as pressões do trabalho e o estresse na criação dos filho passam o ideal seriam “tempos de paz e gratidão”. Entretanto, a sensação de inutilidade tem sido uma reclamação comum nos dias atuais.

Com a prática do Pilates na terceira idade, a socialização e o senso de desafio são constantes. Isso devolve ao praticante a vontade de perseverar e o senso de utilidade. É comum a formação de amizades durante as turmas, o que aumenta a motivação e supre uma necessidade básica de todas as pessoas normais, a necessidade de se socializar. Por esses motivos, o Pilates na terceira idade oferece ao praticante “experiencias de felicidade”, o que acaba por refletir em diversas áreas da vida.

 

#2. Pilates na terceira idade aumenta o equilíbrio

pilates na terceira idade

Através do estímulo proprioceptivo, o Pilates na terceira idade pode melhorar muito o equilíbrio do praticante. Além da percepção corporal, que prevenirá quedas e lesões. Nas primeiras sessões os músculos mais profundos são “despertados”. Tais músculos são situados na região central e auxiliam o controle do corpo. Por exigir a respiração consciente, o Pilates na terceira idade oferece também o equilíbrio entre corpo e mente. Isso ajudará os praticantes a serem mais calmos e focados no dia-a-dia.

 

#3. Pilates na terceira idade melhora a flexibilidade

pilates na terceira idade

A rigidez muscular é algo constantemente reclamado. Não apenas por dar a sensação de estar “preso no próprio corpo”, mas também pela limitação de movimentos que ela exerce. O Pilates na terceira idade oferece muitas possibilidades de exercícios que envolvem alongamentos e mobilidades gerais. Tais estímulos são imprescindíveis na melhora física a longo prazo. No entanto também oferecem a agradável sensação de bem-estar logo ao final de cada aula.

A foto abaixo se refere ao desempenho real de um aluno Senior – 67 anos – do Studio mobilize Pilates.

Movimento: “Side Splits” no Reformer.

pilates-na-terceira-idade

Conclusão

Benefícios emocionais, melhora no equilíbrio e aumento na flexibilidade são apenas alguns dos diversos benefícios propostos pelo método. Apesar de simples, tais benefícios podem trazer mudanças radicalmente benéficas ao praticante. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios do Pilates na terceira idade.

 

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